INSTITUCIONAIS

Universo Desportivo: André Costa

2020-03-25
Universo Desportivo: André Costa

André Costa é o segundo convidado da edição de 25 de Março do "Universo Desportivo"

Confere todos os pormenores da entrevista ao atleta da equipa de Sub-19 de Futsal e Treinador Adjunto dos Infantis do Desportivo Jorge Antunes:

DJA: Como te surgiu a paixão pelo Futsal?
André Costa: Comecei a jogar futsal com 5 anos aqui no Desportivo, embora nos primeiros 3/4 anos fosse uma luta para mim treinar ou até jogar. Toda a gente dizia que não tinha jeito e nunca iria dar jogador! Sinto que foram essas palavras que me fizeram ganhar a paixão por este desporto e trabalhar para mudar a opinião de todas essas pessoas.

DJA: Ocupas uma posição muito ingrata na quadra. Que atributos são imprescindíveis a um bom guarda redes de Futsal?
André Costa: Acho que não há atributos técnicos específicos para se ser guarda-redes. Cada um tem o seu estilo e maneira de encontrar o bem-estar entre os postes! O essencial mesmo é não ter medo, ter vontade e espírito de sacrifício! E, claro, ser mais "maluco" do que qualquer outro jogador do plantel!

DJA: Fala-nos de um momento memorável que já tenhas vivido enquanto atleta da formação do Desportivo Jorge Antunes!
André Costa: Para ser sincero todos os momentos nesta casa são memoráveis! Mas, podendo realçar um, talvez a minha primeira época de Sub-20. Aí percebi o verdadeiro sentido de uma equipa e a união que fomos capazes de criar na altura da fase de manutenção!

DJA: Regressaste recentemente a esta casa para representar os Sub-19. Sentes-te feliz pela opção tomada?
André Costa: Foi sem dúvida uma decisão muito difícil de tomar! A nível de direção e adeptos fui muito bem recebido no AD Fafe e não queria sair "a mal” - como se costuma dizer - mas voltar a casa é sempre uma decisão acertada, e sem dúvida que estou muito feliz!

DJA: És também Treinador Adjunto dos Infantis. Como tem sido a experiência ao lado do Filipe Sousa?
André Costa: Foi uma responsabilidade muito grande embarcar nesta aventura de treinar camadas jovens, sendo eu ainda um atleta juvenil também! Mas acho que tenho correspondido com os deveres e estou a adorar a experiência, é bom passar aos mais novos aquilo que lutei muito para aprender! Sinto-me feliz e orgulhoso no meio deles!

DJA: Vivemos momentos de indefinição em termos sociais. Como tens lidado com este período sem competição?
André Costa: Tenho tentado manter o pensamento positivo, mas não está a ser fácil! Muito menos numa altura em que estava a começar a integração no plantel sénior! Agora é manter o pensamento positivo e colaborar para que tudo isto acabe e retomemos os treinos.

DJA: Deixa uma mensagem aos adeptos do Desportivo Jorge Antunes!
André Costa: Antes de mais gostaria de agradecer a toda a família do Desportivo Jorge Antunes pela forma como fui recebido neste regresso a casa! Mas, mais importante que isso, pedir a colaboração de todos para o combate a este maldito vírus que nos afastou a todos das nossas zonas de conforto e nos tirou esta magia que nos une, que é o futsal! Quanto mais depressa isto acabar, mais depressa podemos voltar a dar-vos sorrisos nas bancadas dos pavilhões! Bem haja a todos!